Locaweb Edição 80

especial 50 REVISTA LOCAWEB O marketplace costuma fazer com que a vida do vendedor fique muito mais organizada e fácil no que se refere a pagamentos recebidos e à logística André Santos, especialista de Marketplace do Mercado Livre Mais do que simplesmente vender, entretanto, é de grande valor criar um relacionamento fiel com o marketplace. Alfredo explica que é preciso ser relevante para a plataforma. Traga tráfego para o site, crie publicações nas redes sociais para mostrar que você vende lá. Use o nome do marketplace para comprovar sua credibilidade e, consequentemente, dar ainda mais autoridade para ele. Tudo isso tornará o negócio mais lucrativo para todas as pontas do processo. Obrigações e responsabilidade É preciso ter emmente que, a partir do momento que o consumidor finaliza o pagamento na plataforma de marketplace, a responsabilidade de garantir que o produto chegue até ele é inteiramente do vendedor. Por isso, é fundamental se preparar para essa dinâmica de entrega em grande escala antes de dar início às vendas. Até porque, do dia para a noite, você pode começar a receber centenas de pedidos. “Para sair da gestão tradicional e conseguir atender a todas as demandas, um empreendedor deve ir além do básico da logística de receber pedidos, catalogar e enviar os produtos”, garante Carlos Alves. Automatizar processos, manter o controle do financeiro e cuidar do gerenciamento de todos os canais são obrigações essenciais. Quando se fala em estoque, a recomendação geral é que o vendedor trabalhe com uma armazenagem real. A alternativa virtual, na qual o empreendedor só compra o produto depois que a venda é confirmada, não é indicada. “É preciso otimizar o processo para que o item seja postado o quanto antes, de preferência no mesmo dia da venda”, diz André. Garantir que o prazo de entrega será cumprido também é de responsabilidade do vendedor. Isso significa que, na hora de fornecer essa informação, será preciso somar o tempo para a produção do produto ao prazo da empresa responsável pelo envio. Lembre-se de sempre manter a transparência com o cliente quando o assunto é entrega. “Caso haja qualquer divergência ou atraso no prazo, é missão do lojista informar o consumidor antes que medidas nocivas ao negócio sejam tomadas”, explica Murilo. Nesses casos, fica a critério do comprador esperar ou cancelar o pedido. Outra dica de ouro é que o pós-venda precisa ser excepcional. Lima lembra que o consumidor sempre tem razão. Então, se ele tem um problema, o vendedor precisa resolver sozinho. O especialista aponta que o marketplace funciona realmente como um shopping. Quando o cliente compra um produto e está insatisfeito, não procura a Alfredo da Xtech Commerce: "marketplace é algo consolidado, que já passou da fase de estar apenas na moda"

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