Locaweb Edição 80
shopping virtual 49 REVISTA LOCAWEB Marketplace social Quem também entrou na onda dos marketplaces foi o Facebook, que lançou sua própria plataforma de vendas dentro da rede social. A ferramenta chegou ao Brasil em janeiro e profissionalizou a forma como as pessoas compram e vendem no site de Mark Zuckerberg. Na prática, o recurso tem sido usado para vender os mais diversos itens, de roupas a automóveis. O vendedor só precisa tirar fotos do produto, criar uma descrição e informar o valor. O comprador interessado entra em contato por meio do anúncio, e a negociação é feita pelo Messenger. você vai vender e o público que pretende atingir. Não faz sentido oferecer roupas em sites com predominância de eletrônicos, por exemplo. O segredo é estar onde há maior tendência de o seu público-alvo aparecer. Dentro desse contexto, uma boa dica é abrir o leque de opções para os marketplaces menores e segmentados. Dependendo do seu portfólio de produtos, essas plataformas com público específico podem funcionar melhor do que sites gigantes e mais sortidos. Antes de firmar contratos, porém, ainda é preciso verificar e ler commuita atenção os Termos e Condições de Uso e regras gerais para vender no site. Segundo André, isso é fundamental para que o vendedor possa obter sucesso e evitar os riscos de cometer erros na plataforma. “Nos termos do Mercado Livre, por exemplo, estão a lista de produtos autorizados e proibidos, como funciona o serviço de atendimento ao consumidor e vendedor, questões sobre entrega e pagamento, entre outras. Tudo isso é muito importante”, diz. Apesar de não ser necessário um investimento inicial para se integrar às plataformas, é preciso ficar atento ao modo e ao prazo nos quais o marketplace fará o repasse do valor das vendas. Essa é uma questão importante para que você consiga manter um bom fluxo de caixa e tenha condição de comprar matéria- prima para renovar o estoque sempre que necessário. De acordo comMurilo, o modelomais comumde repasse é o pagamento à vista. Assim, quando um ciclo de vendas é fechado, a empresa transfere o valor de todas as vendas de uma vez para o parceiro. Sempre comos descontos de taxa de serviço (comissão) e cancelamentos aplicados. Decidi, e agora? Algumas plataformas de marketplace são tão práticas que permitem ao lojista subir seus produtos no site de forma manual, sem grandes burocracias. “Mas a maioria pede que seja feita a integração entre sistemas, o que garante a sincronização das informações e diminui a possibilidade de erro”, explica Murilo. Após a sincronização, Carlos Curioni destaca que os elementos principais das páginas dos produtos são uma foto legal, um título que transmita clareza e uma descrição detalhada de como o item é produzido e como deve ser usado. Além disso, o preço deve ser definido com atenção e atualizado sempre que necessário. Alves recomenda ao empreendedor ser criativo e ir além do básico de receber pedidos, catalogar e enviar os produtos Uma boa plataforma atinge um tráfego qualificado. E quanto mais visitantes ela tiver, mais sólido será o público conquistado” Carlos Alves, diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e head de E-Commerce na Riachuelo
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