Locaweb Edição 80
especial 48 REVISTA LOCAWEB No Brasil, gigantes como Mercado Livre, Walmart, B2W, Magazine Luiza, Via Varejo, Elo7 abrem as portas e funcionam como grandes vitrines para todo tipo de empreendedor vender os mais variados produtos. Com esses espaços à disposição, cada vez mais os marketplaces se tornam canais importantes para alavancar negócios. Vantagens e desvantagens “O marketplace é uma das plataformas de exposição mais viáveis financeiramente, e isso faz dele um aliado do empreendedor”, afirma Carlos Curioni, CEO do Elo7. A regra vale tanto para quem deseja investir no próprio negócio quanto para quem desenvolveu um produto mais simples e quer vendê-lo para gerar renda extra. Um dos principais benefícios de entrar no marketplace é a visibilidade, pois os sites já têm milhões de visitantes. “Sem dúvida, uma boa plataforma atingirá um tráfego qualificado. E quanto mais visitantes ela tiver, mais sólido será o público conquistado”, explica Carlos Alves, diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e head de E-Commerce na Riachuelo. Lima Santos, CEO da 5Xmais, companhia de Venture Capital, explica que integrar-se a um canal de marketplace pode reduzir o custo final dos produtos, já que ele assume gratuitamente o papel de gerar tráfego de clientes. Assim, o vendedor pode reduzir o investimento emmarketing e Ads, por exemplo. “Além disso, quando o lojista se alia a uma marca consolidada no mercado, acaba passando ao consumidor mais segurança para finalizar a compra, porque ele já confia naquela empresa”, diz. A lista de vantagens continua com a possibilidade de o empreendedor usar os serviços complementares à disposição na plataforma. “Eles farão com que a vida do vendedor fique muito mais organizada e fácil no que se refere a pagamentos recebidos e à logística, principalmente”, explica André Santos, especialista de Marketplace do Mercado Livre. Fato que também beneficia os empreendedores com pouco capital para começar a vender. Por outro lado, Murilo Massari, diretor comercial de Marketplace do Walmart, diz que a plataforma pode não ser a melhor escolha para quem está em processo de construção de marca. “A proposta desses canais não é branding e fidelização de clientes, mas oferecer a melhor oferta para cada busca. E nem sempre a sua loja despontará como a melhor opção para aquele produto”, afirma. Avalie as opções Antes de começar a vender em ummarketplace, é de extrema importância avaliar bem as plataformas disponíveis e escolher a mais adequada. Lima comenta que a decisão tem que ser feita de acordo com o produto que A proposta dos canais de marketplace não é branding e fidelização de clientes, mas oferecer a melhor oferta para cada busca Murilo Massari, diretor comercial de Markerplace do Walmart Para Curioni, da Elo7, os produtos cadastrados devem ter uma foto legal, um título que transmita clareza e uma descrição detalhada Segundo Lima, da 5Xmais, integrar-se a ummarketplace pode ajudar até a reduzir o custo final do produto
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==