Locaweb Edição 80
encontro locaweb 45 REVISTA LOCAWEB Omni-channel, adaptação ao mercado e UX revelam-se como pontos determinantes para quem almeja o sucesso Pílulas de conhecimento Estratégias para e-commerce O Boticário está trazendo para seu e-commerce três novas ferramentas de vendas. O modelo pick-up store permite que o cliente compre produtos em ambiente online e os retire na loja física mais próxima. Já na função omni-loja, caso o consumidor não encontre tudo que procura no ponto físico, ele pode optar por receber em casa o que ficou de fora. E ainda tem a opção omni-express, na qual o pedido online é realizado com o frete express, que aciona as lojas da redondeza para ver quem pode atender ao chamado em tempo recorde. Para Guilherme Farinelli, responsável pela área de e-commerce do Grupo Boticário, as estratégias de omni-channel vêm para agregar à experiência online dos clientes. “Sempre procuramos apostar em um site rápido, com boa conversão e que facilite a jornada do consumidor”, garante. Aprenda com erros Saber errar, contornar problemas e aprender como fracasso é essencial para qualquer empresário. No Vale do Silício, berço norte-americano de startups, alguns CEOs preferem contratar pessoas que já falharam muito na carreira profissional, em vez de optar por especialistas que são bons, mas nunca enfrentaram grandes obstáculos. De acordo com Flavio Pripas, programador e diretor do Cubo, não é possível prever o sucesso, mas aprender com o fracasso. “O inovador não estipula metas radicais em cima daquilo que está fazendo, por não saber onde vai chegar ao certo. Mas sempre consegue o que está disposto a arriscar”, completa. Experiência de usuário Se o layout de ume-commerce não é intuitivo, é bemprovável que os usuários deixema página após não encontraremo que procuram. Omesmo acontece comsites que demorammuito para carregar. O fato é que, paramanter o cliente feliz e ativo, é preciso oferecer uma boa experiência. EmersonNiide, especialista emUX e Produto da Round Pegs, conta que, basicamente, qualquer situação do dia a dia envolve experiência do usuário. Assim como emdiferentes empreitadas empresariais, é essencial conhecer bemo público-alvo para conseguir criar algo relevante. “Gostomuito da seguinte frase: ‘você não entende de design se não entender as pessoas’”, diz o profissional. Emerson recomenda que os empreendedores tenhamatenção a alguns pontos importantes que fazema diferença na hora de desenvolver uma experiência bacana para o usuário. “Um bom design deve ser funcional, confiável, fácil de usar, conveniente, prazeroso e significativo”, comenta. Emerson Niide, da Round Pegs Guilherme Farinelli, do Grupo Boticário Flavio Pripas, do Cubo
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