Locaweb Edição 80

especial 40 REVISTA LOCAWEB Martha Gabriel: "inteligência artificial dominará os call centers" Para João Doria, é preciso acreditar no mundo digital e não ter medo de investir nele O aprimoramento da inteligência artificial irá mudar em breve o mundo dos negócios. E é preciso estar pronto desde já Prepare-separao futuro Saber analisar oportunidades de mercado é essencial para garantir o sucesso e até a sobrevivência de uma empresa ou ideia. Um dos maiores exemplos disso é a Blockbuster, que não colocou fé no streaming de filmes e acreditou que, mesmo com a tecnologia disponível no mercado, as pessoas iriam continuar indo às lojas para alugar DVDs. O erro O case da Blockbuster reforça que, mesmo não gostando de algo, as empresas não podem fechar os olhos para as mudanças e possíveis tendências de mercado. Para Martha Gabriel, consultora de marketing digital, a bola da vez é a inteligência artificial. "Atualmente, os robôs testados ao redor do mundo são muito inteligentes, mas só conseguem realizar tarefas específicas", explica a especialista. Isso significa que, se uma máquina hoje é capaz de conduzir um carro autônomo, por exemplo, dificilmente ela aplicará sua inteligência a outras situações, como processar as informações necessárias para jogar uma partida de xadrez. Martha aponta, entretanto, que esse cenário irá mudar em breve, afetando significativamente as estratégias adotadas pelas empresas. “Até 2020, 85% dos call centers usarão sistemas de inteligência artificial”, comenta a especialista, que também é autora do livro “Você, Eu e os Robôs: Pequeno Manual do Mundo Digital”. de análise custou caro, já que a empresa se recusou a comprar a Netflix por US$ 50 milhões nos anos 2000. Atualmente, a criadora de séries como “Orange Is The New Black” e “Stranger Things” atende os antigos clientes da rede de locadoras e é avaliada em aproximadamente US$ 130 bilhões. Para as empresas, o desafio será se adequar aos novos padrões smart Léo Xavier, CEO da Pontomobi

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