Locaweb Edição 80
capa 32 REVISTA LOCAWEB Dama para salvar o universo – mesmo diante do fato de que o episódio original que retrata essa cena tenha sido exibido em 1995. “Cada um desses nichos tem linguagem e hábitos próprios, mas há algo em que eles se equivalem: o amor e a fidelidade pelos temas favoritos, bem como o reconhecimento que eles dão para as marcas que dão valor a tudo isso e sabem falar a língua deles”, conta Maiko Sant'Anna Santos, youtuber e proprietário do canal General Nerd. Muito mais do que um consumidor, o nerd é um apaixonado, um amante de cultura pop. Essa dedicação precisa ser estudada e respeitada, caso você queira fazer sucesso com ele. Como conversar com o público nerd Na hora de trabalhar com o público nerd, é importante ter algo na cabeça: eles sabem o que estão consumindo. Assim, não dá para fingir que você conhece o assunto. É preciso dominá-lo de fato. “Essa audiência percebe perfeitamente a marca que não se aprofunda na franquia, muitas vezes antes até de falar com ela. E o ruído que fica causa aquela imagem do famoso ‘tiozão’ querendo parecer jovem. É descartada de cara”, alerta Maiko. “Para ser assertivo, tenha uma pessoa na sua equipe que seja apaixonada pela franquia. Se não encontrar alguém que preencha esse requisito, faça uma consultoria com quem entende do assunto. Pode ser o representante de um fã-clube, por exemplo. Ele vai dar um direcionamento legal para seus produtos e até sugerir trocadilhos da saga”, aconselha Marcelo. Isso vale para vender tudo: canecas, papelaria, camisetas, brinquedos e até doces em embrulhos especiais. Mas uma coisa é importante: tudo precisa ser original e estar licenciado com os detentores dos direitos autorais de cada franquia (veja o quadro "Como funciona o licenciamento"). Mais do que evitar problemas com a Justiça, isso é praticamente uma exigência dos geeks, que jamais se contentam com falsificações. Uma marca que seguiu o bê-á-bá e não fez feio foi a Livraria Cultura. A ideia da Geek .etc.br surgiu durante um brainstorm entre os times de negócios e das lojas, quando a equipe apontou a necessidade de criar uma área específica para o consumidor nerd. “Queríamos ter um ambiente onde esse fã pudesse encontrar todas as categorias de produtos desse tema em um lugar único, que tivesse a cara dele”, diz Luciane. Com uma versão online e outra o½line, a loja física da Geek .etc.br foi projetada com foco direto na experiência do consumidor. Lá, é possível encontrar novidades em produtos, experimentar jogos fresquinhos, participar de campeonatos de card games e muito mais. Todos esses atrativos fizeram com que o ponto, localizado no Conjunto Nacional, em São Paulo (SP), vendesse até mais do que o e-commerce. Ali, os produtos campeões de vendas são as revistas em quadrinhos. Agora, se o seu plano não é ter um setor totalmente dedicado aos nerds, mas realizar uma campanha específica para engajar esse público diante de seu produto ou serviço, os influenciadores podem ser bons aliados. O próprio Maiko já foi procurado pelas lojas de camisetas RedBug e Lolja e pela Fantoy, especializada em colecionáveis – sem contar a Globo, que realizou uma promoção especial quando lançou a novela “Deus Salve o Rei”, que tem uma pegada à la “Game of Thrones”. É importante ter em mente que você não precisa ser um gigante do mercado ou uma empresa de nicho para conquistar essa base de clientes fiéis Maiko, do General Nerd, e Felipe, da Piticas (pág. ao lado), recomendam uma preparação cuidadosa, pois esse público sabe muito bem quem se dedica a ele
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