Locaweb Edição 80

consumidor nerd 31 REVISTA LOCAWEB “O resultado prático de tudo isso é que tornou-se comum ver produtos que antes eram consumidos apenas por esse público invadirem as prateleiras de diversos tipos de lojas, inclusive as de departamento. Assim como os filmes e séries passaram a ser assistidos por diversas pessoas, inclusive as crianças”, afirma Karen Patricia Lira, cofundadora do e-commerce Quarto Geek. “É incrível olhar para trás e ver esse caminho que levou o termo nerd a ser visto como um elogio. Ao chamar alguém de nerd, você está dizendo que ele é inteligente e bem-sucedido”, completa. Toda essa aceitação também deu liberdade para que pessoas de todas as idades pudessem se assumir como fãs de cultura pop. É por isso que, hoje, é mais do que aceitável um adulto usar camiseta do Batman ou ser colecionador de action figures, aqueles bonecos que não são brinquedos – lembra a briga entre uma nerd e uma mãe por causa de um Gavião Arqueiro? Tanto é que, hoje, pode-se dizer que o real público consumidor geek tem entre 22 e 39 anos. Quem é o público nerd? De acordo com a pesquisa Geek Power 2017 (veja mais no quadro ao lado), que mapeia os hábitos e o perfil do consumidor nerd e é realizada pelo Omelete Group em parceria com o Ibope, a maior parcela entre os fãs de entretenimento mora no Sudeste (60%), possui ensino superior completo, pós-graduação, mestrado ou doutorado (52%) e conta com renda familiar entre 2 e 15 salários mínimos (26%). A maioria é homem (83%), embora as mulheres estejammostrando um pequeno avanço em relação a 2016, quando eram 15%, contra os 17% de agora. À parte o perfil socioeconômico, o nerd é um consumidor exigente de cultura pop. Independentemente do produto voltado para esse público, é fundamental que ele tenha qualidade e remeta de forma fidedigna a uma franquia em questão. “Por estarem sempre antenados com as novidades, os clientes geeks são ávidos por novas formas de consumir. Eles buscam desde entretenimento por streaming, blogs, podcasts e e-books até produtos físicos dentro do seu círculo de interesse, como jogos de tabuleiro, livros, games e eletrônicos”, comenta Luciane Dorigam, gerente comercial da Livraria Cultura e Fnac Brasil. Dentro desse universo, as camisetas e as action figures são as campeãs de vendas. Vale ressaltar ainda que é um erro classificar o nerd sob um único estereótipo. Hoje, existem diferentes tipos de públicos que se enquadram nesse nicho e que consomem diferentes tipos de produtos. Os dorks, por exemplo, são fanáticos por quadrinhos e séries. São aqueles amigos que você procura quando precisa entender tudo sobre as Joias do Infinito antes de assistir a “Vingadores: Guerra Infinita”, título que está em alta após ganhar o cinema. Já os otakus são os viciados em cultura japonesa. Apaixonados por animês e mangás, é bem provável que levantem as mãos todas as vezes que Goku precisa fazer uma Genki As preferências dos nerds Mais do que traçar o perfil do nerd brasileiro, a pesquisa Geek Power, realizada pelo Omelete Group em conjunto com o Ibope, tem a proposta de descobrir as preferências desse público tão característico. Confira os principais insights da quinta edição do estudo, que coletou 9.471 entrevistas em novembro de 2017, e aproveite para usá-los em seu negócio! • 71% dos nerds usam o celular para jogar ou trocar mensagens • 28% dos entrevistados elegeram MasterChef como programa de TV favorito • Com 63% dos votos, a HBO é o canal fechado favorito dos nerds; a Globo ( 12% ) é a preferida entre os abertos • Batman foi escolhido por 29% do público como o super-herói favorito • 21% dos nerds elegeram Star Wars como a melhor franquia dos cinemas • Com 9% dos votos, Robert Downey Jr. é o ator favorito dos nerds, Emma Watson ( 13% ) é a atriz preferida • A tela dos cinemas ainda é a forma preferida para assistir a filmes. Levou 69% dos votos • 91% dos entrevistados preferem usar a Netflix na hora de assistir a streaming de vídeo • 49% dos nerds escolheram o Spotify como melhor plataforma de streaming de áudio • Entre os eletroeletrônicos, Samsung é a marca favorita, com 58% da preferência • PlayStation 4 é o console mais usado pelos nerds, com 33% dos votos • Com 4 2% dos votos, Pokémon GO é o jogo predileto para celular Os geeks buscam desde blogs, streaming, podcasts e e-books até produtos físicos, como jogos de tabuleiro, livros, games e eletrônicos Luciane Dorigam, gerente comercial da Livraria Cultura e Fnac Brasil

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==