Locaweb Edição 80
24 REVISTA LOCAWEB Saiba como surgiu o Waze e de que forma o software se consolidou como o aplicativo de GPS mais usado do mundo FICHA TÉCNICA Empresa: Waze Fundação: 2008 Sede: Tel Aviv, Israel Canais de comunicação: /WazeBr @Waze www.waze.com O empreendedor Uri Levine defende que um dos segredos para criar uma startup de sucesso é se apaixonar pelo problema, e não pela solução. E foi com essa premissa que o israelense começou uma história de amor que tinha como pano de fundo criar uma solução focada emmobilidade urbana. O resultado da paíxão é o Waze, aplicativo de GPS conectado, que conquistou mais de 100 milhões de “amantes” ao redor do mundo. A primeira versão do projeto foi apresentada em 2006 por Ehud Shabtai. A plataforma, que rodava apenas em PDA (Personal Digital Assistant), mais conhecido pelos brasileiros como Palm Top, criava mapas Trânsito conectado memória automaticamente conforme os motoristas dirigiam. À época, Ehud se juntou a Amir Shinar e Uri com o objetivo de transferir a plataforma do PDA para o smartphone e, assim, gerar informações de tráfego em tempo real. Em 2008, o trio criou a LinQmap, empresa que, mais tarde, passou a se chamar Waze. “Nós desenvolvemos o produto, definimos o DNA da empresa e fomos procurar investidores. Logo no primeiro encontro, ouvimos um sonoro ‘não’. E essa situação se repetiu algumas vezes. Foi aí que percebemos que levantar fundos para uma startup é um processo muito mais difícil do que se pensa”, disse Uri, durante apresentação no 20° Encontro Locaweb, realizado em São Paulo. Depois de muito trabalho e várias negativas, a empresa enfim conseguiu levantar um investimento de US$ 12 milhões, que possibilitou o desenvolvimento da primeira versão do GPS para smartphones. O soÅware foi lançado oficialmente em 2009, em Israel, e abocanhou aproximadamente 20 mil usuários. No final do ano, o Waze passou a integrar as lojas de aplicativos de cerca de 20 países. Contornando obstáculos Em 2010, porém, surgiram alguns problemas para os empreendedores. A plataforma tinha sido lançada globalmente, mas seus mapas ainda apresentavam deficiências. Por isso, as pessoas – principalmente dos Estados Unidos e de países da Europa ocidental – que baixavam o aplicativo logo deixavam de usá-lo. Consequentemente, toda a estratégia de usar dados fornecidos pelos usuários para melhorar a plataforma e oferecer informações de trânsito em tempo real ia por água abaixo. A solução foi estudar os fatores que mais incomodavam os usuários e lançar uma nova versão, que trazia algumas melhorias. Segundo Uri, a ideia era [ Maria Beatriz Vaccari]
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==