Locaweb Edição 80
P arece que foi ontem, mas este é o vigésimo artigo que escrevo para você nesta revista. Que honra e que "responsa"! Por isso, hoje vou fugir do script e fazer um convite para repensar o tipo de marketing que você está ajudando a construir em sua empresa e mercado. Já vamos alinhar as expectativas: desta vez, você encontrará mais perguntas do que respostas por aqui. Para começar, vamos imaginar o seguinte cenário: duas novas ilhas acabam de ser descobertas pela humanidade. São duas pérolas no meio do Pacífico, com populações de hábitos bem distintos, mas com grau de desenvolvimento, até aqui, bem semelhante. Na ilha Escassez, nemmesmo os itens primários de consumo, como os produtos de uma cesta básica, estão presentes na casa de todos. Por isso, o medo de que um dia falte o mínimo para as pessoas é sempre presente. Isso acaba gerando na população um sentimento de protecionismo e busca pelo "ter e acumular". Logo, quanto mais estoques de produtos são feitos pelo público final, menor é o giro financeiro e do que é produzido – cenário que provoca inflação por causa do aumento de custo da transação. Com o recorrente aumento dos preços, o quadro de redução do número de habitantes que consegue ter acesso aos produtos se agrava, fechando, assim, um ciclo vicioso e destrutivo. A algumas milhas, cruzando algumas barreiras de corais, chegamos à ilha Abundância. Lá, a maior parte dos habitantes possui poder de compra, não apenas para os itens de primeira necessidade, mas, ocasionalmente, para algumas extravagâncias. Como existe confiança no amanhã, o anseio do “acumular para não faltar” é substituído por uma economia criativa, que busca produzir melhor, e não emmaior quantidade. Dessa forma, a roda da economia gira mais rápido, reduzindo custos e tornando ainda mais acessíveis os produtos para mais pessoas. É um círculo virtuoso e progressivo. E aí? Qual das ilhas você escolheria para morar? E quais características pautariam essa decisão? Não precisa ser nenhum Cristóvão Colombo para saber qual seria a escolha da maioria, porém o real desafio não está na descoberta, mas na reflexão. Quais estratégias e táticas nossos projetos estão adotando para nos tornarmos mais orientados pelos hábitos da Abundância do que pelos da Escassez? “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.” Assim como o genial Charles Chaplin alertou, migrar para a ilha da Abundância ou para o “impossível” não é nada fácil, mas tome como exemplo as muitas startups por aí, que estão desafiando gigantes e revolucionando mercados. Quando será a sua vez? Cássio Scozzafave Coordenador de marketing de produtos da Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave Omarketing das Ilhas influenciador 22 22 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==