Locaweb Edição 80
M uitas pessoas ainda desistemde fazer compras online por causa do valor do frete. Por conta da distância dos centros de distribuição das lojas online e, consequentemente, domaior custo para entrega dos produtos, os consumidores da região Nordeste do Brasil, por exemplo, sãomuito afetados. Não é à toa que, em comparação comos consumidores do Sudeste, os usuários do Nordeste preferempromoções de frete grátis a outros descontos aplicados aos produtos. Emumcontexto generalizado, pode-se considerar que esse fator representa uma das principais barreiras que impedemo crescimento do comércio eletrônico atualmente no País. Trata- se de uma questão que interfere diretamente na experiência dos consumidores durante o processo de compra, desde a apresentação do produto até a conclusão do pedido na loja. Não é raro encontrarmos casos emque o valor do frete supera o preço do produto e, muitas vezes, o consumidor não chega até o carrinho. Ele acaba desistindo logo nas primeiras etapas de compra, após o cálculo do valor e do prazo de entrega. Para ajudar a otimizar essa experiência e aumentar as conversões na loja, os varejistas contamcomalgumas estratégias e opções de fretagem, que podemser bemapropriadas. Cada uma, porém, temsuas particularidades e ressalvas. Programas de fidelidade Os programas de fidelidade para frete ganharam popularidade emgrandes e-commerces americanos e têm funcionado emalgumas empresas brasileiras. Omodelo é baseado emplanos de assinaturas que permitem fixar um valor mensal ou anual para a entrega dos produtos do site. É uma saída vantajosa para os consumidores, que contratamum serviço único e já sabemcomantecedência quanto irão pagar, e tambémpara os lojistas, que poderão contar comumvolume de vendas recorrentes por parte dos assinantes. Mas, nesse caso, é relevante estudar a abrangência do programa e todos os custos envolvidos, para a entrega dos produtos emdiversas localidades. É importante definir bemos preços do programa, pois ele pode ser mais uma fonte de receita. Para isso, é essencial que esse valor sejamaior que os custos da operação como um todo. Promoções de frete grátis Oferecer promoções de frete grátis pode ser uma boa estratégia para as lojas online. Essa ferramenta, no entanto, deve ser usada emmomentos específicos, comcampanhas e objetivos bemplanejados. Retirada na loja Essa é uma alternativa que, namaioria das vezes, consegue anular o valor do frete para os clientes e gerar boas experiências, pois, alémde ser mais econômica, facilita o recebimento de produtos por consumidores que nemsempre estão na residência ou não têmporteiros para receber as encomendas. No entanto, fica restrita aos e-commerces que têm loja física. Entregas próprias Outra opção é a própria loja fazer a entrega dos produtos, mas, nesse caso, é preciso limitar as entregas para os bairros mais próximos ou para a cidade onde atua. É uma boa alternativa para e-commerces locais, mas, ainda assim, é importante checar os custos extras para ver se realmente irá compensar ou se vale mais a pena enviar os produtos pelos Correios ou por transportadoras. Ivan Zeredo Sócio e diretor de Marketing do Cuponomia @cuponomia /ivan-zeredo-pereira-63543313 O Impacto do frete no e-commerce brasileiro influenciador 18 18 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB
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