Locaweb Edição 79
gamificação 43 REVISTA LOCAWEB Mais amigos, mais espaço O Dropbox é um exemplo de gamificação que não tem cara de jogo. Para conseguir mais espaço de armazenamento no disco virtual, os usuários têm que cumprir algumas missões. É preciso sincronizar a ferramenta com smartphones e outros dispositivos móveis, compartilhar uma mensagem positiva sobre a empresa nas redes sociais e convidar amigos para assinar o serviço. Nesse último caso, as contas Dropbox Basic recebem 500 MB, e as Dropbox Plus rendem 1 GB quando algum amigo indicado se inscreve. Os usuários podem continuar a indicar até alcançar 16 GB e 32 GB, respectivamente. Com isso, a ferramenta oferece recompensas que estimulam o engajamento do usuário com a empresa, enquanto a marca ganha divulgação positiva no universo online. Brincar de aprender O aplicativo de idiomas Duolingo é um dos cases mais clássicos de gamificação, com cerca de 70 milhões de usuários no mundo todo. Aqui, a proposta é estimular o usuário a aprender, exercitar e continuar a estudar inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Para isso, o aplicativo lança uma série de desafios e missões que os estudantes precisam enfrentar para subir de nível, ganhar pontos de experiência e alcançar recompensas. Em 2015, a brasileira Gina Gotthilf foi até a Casa Branca, nos EUA, durante o Demo Day, e convenceu o então presidente Barack Obama de que valia a pena usar o aplicativo para aprender novas línguas — o único problema é que, por questões de segurança, o ex-presidente não tinha autorização para ter um smartphone.
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