Locaweb Edição 79

especial 42 REVISTA LOCAWEB O comportamento do cliente também merece atenção durante esse processo. Questione qual dificuldade será resolvida e quais são as melhores formas de engajar o consumidor. “O grande problema é confundir gamificação com brincadeira. Afinal, de nada vale um projeto criado apenas para a diversão do usuário”, diz Luis. De acordo com ele, seja para treinamento de equipe ou ação de marketing, o objetivo principal sempre deve ser engajamento e métrica de resultados na prática. O divertimento é consequência. Quando o plano estiver fundamentado, o sócio da i9Ação diz que o segredo é fazer muitos testes. A dica é começar com um grupo piloto para avaliar o feedback. Assim, será possível identificar se a ação vai atingir o cliente da forma como você imagina. O empreendedor ainda pode contar com uma série de soluções de so²ware as a service (Saas) para efetivar essas ações gamificadas. Mas Marcelo recomenda que se desconfie dos modelos prontos e recomenda os customizáveis. “É a regra do negócio que vai determinar a escolha da ferramenta. Por isso, não dá para seguir ummodelo engessado, predefinido. Não existe ummanual, já que tudo muda todos os dias”, diz. Gamifique-se De acordo com Claudia, as pessoas estão mudando o modo de aprender. “Há alguns anos, o conhecimento era desenvolvido pela leitura e por aulas expositivas. Ele era transferido, e pouco se questionava em relação à aplicabilidade do conteúdo”, conta. Agora, a especialista em EAD do Sebrae-SP comenta que, com as novas gerações, as pessoas querem vivenciar, praticar. "Tudo pode virar uma experiência. Esse deve ser o foco das relações no ambiente corporativo e com o consumidor. E a atividade gamificada vai proporcionar essa sensação, dar uma oportunidade de estimular sentimentos, como a alegria pelo êxito ou pela conquista", comenta. Para ajudar, o avanço tecnológico trouxe so²wares, aplicativos, sites e técnicas que permitem integrar a gamificação ao seu negócio de maneira muito mais fácil. Foi-se o tempo em que os jogos eram sinônimos de brincadeira. Agora, é a hora de se abrir para os games e fazer com que seus funcionários e clientes se sintam campeões por fazer parte do enredo, ou melhor, da história da sua empresa. O conceito de gamificação está em tanta evidência que, de acordo com a consultoria Gartner Group, 70% das maiores empresas do mundo o adotarão até 2020 QUANTO CUSTA? Como a gamificação demanda uma ferramenta que será totalmente customizada para uma empresa, necessidade e umobjetivo específico, os preços para a aplicação do processo variam bastante no mercado. Para dar uma ideia do investimento necessário, Marcelo diz que já viu empresas obterem bons resultados ao investir valores por volta de R$ 9.000. “Mas acredito que por montantes a partir de 5 mil a 6 mil dá para começar, ter uma consultoria legal e atingir seus objetivos”, diz. QUEM JÁ ENTROU NO JOGO CONFIRA CASES DE SUCESSO DE EMPRESAS QUE APOSTARAM E CONTINUAM INVESTINDO EM ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO PARA AUMENTAR ENGAJAMENTO E VENDAS Vai um cafezinho? Em 2009, a rede de cafeterias Starbucks lançou o programa de fidelidade My Starbucks Rewards. Na prática, a cada compra feita com um Starbucks Card registrado, o usuário passa a acumular estrelas. Quanto mais bebidas e produtos consumidos, a constelação aumenta. A rede também decidiu ranquear os consumidores, posicionando cada um de acordo com seu grau de fidelidade, para oferecer recompensas equivalentes. Fato que fez com que antigos e novos clientes ficassem cada vez mais motivados a usar o cartão e consumir os produtos.

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