Locaweb Edição 79

gamificação 41 REVISTA LOCAWEB atenções estejam sempre voltadas a determinadas tarefas. A especialista do Sebrae-SP ressalta ainda que a gamificação tem um papel fundamental para as empresas, diante do fato de as pessoas absorverem cada vez mais informações emmídias e redes sociais. “A metodologia pode ser ummeio para engajar e conquistar a atenção nesse grande horizonte de conteúdos, no qual há uma concorrência desenfreada pela atenção das pessoas”, explica. A prática no mundo corporativo Democrática, a gamificação é aplicável a todo tipo de consumidor. Fernando afirma, entretanto, que é importante que o projeto seja trabalhado em cima de uma adaptação para o público-alvo que a empresa deseja atingir. Isso porque o que funciona para os Millennials, por exemplo, pode não ter o mesmo efeito para a terceira idade. Antes de aplicar a metodologia em sua estratégia de marketing, Marcelo diz que o primeiro passo é se informar e entender exatamente o que é gamificação. O segundo passo também envolve compreensão, mas agora em relação à maneira como o conceito será aplicado ao seu negócio. “É nessa hora que o empreendedor deve se perguntar: ‘por que eu quero usar a gamificação?’. Se ele não tiver resposta, é melhor repensar, pois a ação só pode começar com um objetivo muito bem delineado”, afirma. Claudia, do Sebrae-SP: "conceito é antigo, mas ganhou força nas empresas comaWeb 2.0" Marcelo, da Expansão, recomenda não seguir ummodelo pronto na hora de adotar o conceito A gamificação traz elementos como desafios, recompensas, conquistas e premiações para a realidade dos negócios Shutterstock.com

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