Locaweb Edição 79
instagram 35 REVISTA LOCAWEB Invista um dinheirinho Crescer organicamente é o máximo, mas investir um dinheirinho no Instagram é o ideal para dar um empurrãozinho na sua presença online. “Quem aposta nessa estratégia pode esperar resultados mais imediatos e substanciais”, afirma Bruno. Hoje, a forma mais comum de ganhar espaço pagando é usar os anúncios patrocinados. O conteúdo, que vai aparecer no feed dos usuários e no meio das Stories, pode ser veiculado por meio de qualquer formato de mídia que o Instagram aceite. Segundo Eduardo, o valor para anunciar é bem acessível. O preço médio varia entre US$ 1 e US$ 5. Embora o Instagram não seja tão versátil quanto o Facebook quando o assunto é publicidade, a rede social conta com algumas opções de segmentação de público. Você pode usar os seguintes parâmetros: idade, gênero, localização geográfica, interesses gerais (moda, saúde, esportes, tecnologia), e relações ligadas a hábitos de consumo e momentos da vida (casamento, viagens, formatura, trabalho). Essas métricas vão definir para quem sua propaganda será exibida. De acordo comEduardo, o uso dos anúncios patrocinados émais certeiro para quem tem jovens como público-alvo e pode explorar seu setor combelas imagens. Mas isso não significa que empresas focadas emoutros nichos têm menos chances de obter sucesso na rede. “Investir emmarketing digital é indicado para qualquer tipo de empreendedor. Existe espaço para todos. A questão é o quanto colocar de dinheiro para não sair perdendo”, comenta Bruno. Para o especialista, na hora de definir o budget, o ideal é analisar com cuidado o mercado. Quanto maior a concorrência, mais você terá que investir se quiser aparecer no Instagram. Outra opção para monetizar seu conteúdo foi liberada recentemente emmarço de 2018. O Instagram acrescentou um recurso para que as empresas possammarcar produtos à venda, em fotos. Na prática, é possível apontar se um item exibido em uma imagem está disponível, da mesma forma que você faz para indicar a presença de um amigo. Talita, da influu: "em seu feed, dê prioridade apenas para o que será relevante a longo prazo" mais”, diz Talita Lombardi, COO da influu, empresa que conecta influenciadores e empresas. Como o Instagram é e sempre foi focado no visual, é primordial pensar nas fotos e nos vídeos. Independentemente de todas as ações que você faça, o que realmente vai atrair usuários ou monetizar sua conta é um conteúdo de qualidade. E isso não se limita a ter uma câmera digital com boa resolução. É preciso criar publicações criativas e que encham os olhos dos seguidores. Diante de tudo isso, a função Stories se transformou na queridinha do momento. Ainda considerada uma novidade, é usada mais para expressar o que está ocorrendo naquele momento em sua empresa, como uma promoção que só vai até o dia seguinte ou um evento que está rolando no escritório. “Aqui, você deve publicar o que não é relevante para manter no feed, mas que precisa ser noticiado”, comenta Talita. Assim como nas fotos e nos vídeos, é importante tomar cuidado com a qualidade das Stories. O Instagram não tem mais espaço para amadores. Vale destacar ainda que, embora a ferramenta esteja em alta, é necessário usá-la commoderação. Produzir um conteúdo muito grande de Stories pode deixar seu perfil cansativo e provocar a perda de seguidores. Aposte menos em propaganda, faça marketing em tempo real, use a linguagem do seu público e esteja atento à integração dos seus canais de comunicação Eduardo Silva, diretor executivo da Small Fast Marketing Fotos: Shutterstock.com
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==