Locaweb Edição 79

instagram 33 REVISTA LOCAWEB FAZER ISSO PEGA MAL Se por um lado algumas estratégias podem ajudar a fazer seu perfil no Instagram crescer, de outro, algumas práticas podem acabar com sua reputação. A mais perigosa delas é a compra de seguidores. “A aquisição de pessoas sem afinidade com sua marca gera apenas volume e números bonitos. Se você possui uma base commais de 1 milhão de seguidores, mas tem um índice de engajamento baixíssimo, de nada adianta a comunicação estar circulando. Se ninguém mostra interesse pelo seu conteúdo, o resultado não vem”, afirma Bruno Estrela, sócio-diretor de novos negócios da On Marketing Digital. Desde que o Instagram implantou a exibição de anúncios patrocinados, algumas medidas também foram adotadas para barrar comportamentos caça-níqueis. Entre eles: usar hashtags de forma exagerada, editar uma publicação emmenos de 24 horas, excluir uma postagem e publicá-la em seguida, e demorar mais de 60 minutos para responder comentários. Ainda é importante destacar que o Instagram é uma rede visual. Sendo assim, explorar layouts que tenhammuitos elementos, textos e adereços não é o indicado. Seu conteúdo só precisa ser esteticamente atrativo para chamar a atenção do público. que o feed dos usuários passou a priorizar conteúdos relevantes, e não a ordem cronológica. “A publicação é exposta a apenas 10% do seu público. Se alcançar um bom resultado de engajamento, ela ganhará relevância e será exibida para o restante dos seguidores”, explica Eduardo. O Instagram adotou recentemente uma medida que impactou os comentários. Textos genéricos, como “legal”, “demais” e “amei”, não contam como engajamento. A tática usada pelos perfis para ganhar relevância na rede funciona da seguinte forma: você posta um elogio predefinido e tem uma alta chance de ser seguido pelo autor da postagem. Agora, porém, quem usa a estratégia pode ter suas funcionalidades restringidas. Na hora de comentar em posts para conquistar fãs, use quatro palavras ou mais. Assim, a probabilidade de seu conteúdo ser considerado relevante será maior. Em relação aos comentários, vale destacar ainda que você precisa responder seus usuários em até 60 minutos. Caso contrário, sua exposição na rede social será afetada. As hashtags também sofreram com as novas regras. Se você é do tipo que marca várias em uma única publicação, é melhor parar. O uso indevido da ferramenta pode fazer seu post ser considerado como spam. O ideal é escolher cerca de cinco boas hashtags. E mais: é importante variá-las de acordo com o assunto da publicação, pois a repetição também pode ser considerada como mau uso. Caso acredite que é muita regra para lembrar, alguns bots já conseguem dizer quais são as hashtags mais populares e o que você pode usar para alavancar sua publicação. Um dos mais famosos é o HashtagsForLikes. O site informa quais são os termos mais usados em inglês. Já o aplicativo Top Tags for Likes for Instagram traz o melhor conteúdo em português. Por enquanto, está disponível apenas para Android. Para ter um bom desempenho orgânico, é importante também prestar atenção no filtro da imagem e no tamanho do post. De acordo com uma pesquisa da Hopper HQ, o filtro que atrai mais likes e comentários é o Gingham. Clarendon ficou em segundo lugar. Já as legendas muito compridas, aquelas que o usuário precisa clicar em “mais”, tendem a receber emmédia 15%menos interação. Os emojis, entretanto, aumentam o engajamento. Quando usar cada mídia Não existe uma regra de ouro para ganhar mais visibilidade dentro do Instagram, mas, para conquistar uma boa base de fãs, não dá para abrir mão de fazer pelo menos posts diários. “Em seu feed, dê prioridade apenas para o que será relevante a longo prazo. Coloque fotos todos os dias e vídeos uma vez por semana. Essa é a medida certa para não encher o cliente de conteúdo, e, ao mesmo tempo, dar um gostinho de quero De acordo com Bruno, da On Marketing Digital, a dica para engajar mais e melhor é fazer posts depois de estudar bem o público-alvo

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