Locaweb Edição 79

24 REVISTA LOCAWEB A história por trás do Peixe Urbano, plataforma de vantagens que conquistou os fãs brasileiros de vouchers de desconto FICHA TÉCNICA Empresa: Peixe Urbano Fundação: 2010 Sede: Florianópolis, SC Canais de comunicação: /PeixeUrbano @PeixeUrbano www.peixeurbano.com C om experiência na área de tecnologia, os amigos Alex Tabor, Julio Vasconcellos e Emerson Andrade tinham o desejo de fundar uma empresa na internet. O objetivo era desenvolver algo com foco no mercado brasileiro, e a ambição não era pequena: o projeto tinha que gerar venda e receita logo de cara, pois não havia possibilidade de investir em um negócio que levaria anos para ser monetizado. O resultado da soma de todos esses fatores é o Peixe Urbano, que nasceu em 2010, no Rio de Janeiro. “Nossa ideia era criar um modelo de negócios que se adequasse bem à realidade brasileira. Na época, havia escassez de capital e Cupom da sorte memória de investimento, o que exigia muita criatividade do empreendedor”, conta Alex Tabor, CEO do Peixe Urbano e Groupon Latam. Foi assim que eles chegaram ao modelo de compras coletivas, capaz de se alimentar por si só como uma ferramenta de marketing. Na prática, os vendedores poderiam oferecer cupons com descontos agressivos e atrair compradores. E isso seria bom para todos os lados do processo. Dessa maneira, o Peixe Urbano se transformou na primeira empresa a trazer o conceito de compras coletivas para a América Latina. Com milhares de propostas no ar simultaneamente, o site se tornou a maior plataforma de ofertas locais do Brasil. E o modelo atingiu a expectativa dos desenvolvedores e monetizou rápido. “O comerciante só pagava pelo resultado, pois cobrávamos uma comissão em cima de cada cupom atendido. Comparado ao de outras mídias, o modelo de negócios revelou-se bastante eficaz, já que pagava pelo desempenho alcançado, e não por suposições”, lembra Alex. Como boa parte das novidades, a proposta do Peixe Urbano viralizou no Brasil. O reflexo da aceitação da cultura dos cupons veio rápido, e no final de 2010 o site já acumulava um milhão de usuários. Investimento e expansão Como todo investimento é sempre bem-vindo, a Peixe Urbano abriu as portas para um novo sócio estratégico e acionista majoritário, em outubro de 2014. O Baidu, segundo maior serviço global de buscas na web, foi fisgado e entrou para o time. “O acordo representou uma das aquisições mais importantes no mercado nacional de internet e tecnologia”, diz Alex. Rapidamente, a parceira gigante gerou mais acesso a capital e expertise tecnológica para o negócio. [ Marcella Blass ] Mais tarde, em novembro de 2017, o fundo de investimento latino- americano Mountain Nazca, responsável pelo Groupon América Latina, adquiriu as operações do Peixe Urbano. De acordo com Alex, a fusão foi importante para fortalecer o mercado de O2O (online-to-oÅline) do Brasil, que movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano. Além de adquirir capital, a companhia correu atrás de se expandir para a América Latina. Em março de 2011, a plataforma chegou à Argentina. Em agosto, ao México. E em novembro, ao Chile. No ano seguinte, foi a vez de Colômbia e Peru entrarem para o time. Contudo, isso aconteceu quando o site ainda era voltado apenas às compras coletivas. Logo depois, em2013, o Peixe Urbanomudou seu modelo de negócios como motivo de semanter atraente. Hoje, a empresa não funciona mais como um site de compras coletivas, mas como uma plataforma de vantagens.

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