Locaweb Edição 79
N ão sei você, mas eu nunca fui fã de livros de autoajuda, correntes e memes motivacionais; muito pelo contrário, por vezes questionei seu valor literário ou simplesmente ignorei seu conteúdo e moral. No entanto, há poucos dias, me peguei em contradição. Como manter tal prejulgamento, sendo que sempre defendi que a fonte da criatividade está exatamente na combinação do conhecimento multifacetado com a curiosidade irrestrita? Por isso, me desafiei a traduzir para o mundo dos negócios a primeira frase motivacional que encontrasse. Minutos depois, encontrei, logo no quadro de recados do meu condomínio, não uma, mas três pérolas de um autor desconhecido, que facilmente poderiam ter sido atribuídas a Jô Soares, Clarisse Lispector ou Pedro Bial. 1ª pérola: não prometa nada quando estiver feliz Não há nada mais ludibriante do que a vitória, principalmente quando a luta foi árdua. Por isso, cuidado para não fazer declarações precipitadas ao time, nem tomar decisões prepotentes, que subestimem o poder de reação dos seus concorrentes ou superestimem a sua influência no mercado. Tenha orgulho de seus resultados, mas não demore para voltar ao seu estado de alerta, que o fez chegar a este bommomento. 2ª pérola: não responda nada quando estiver irritado No calor da competição, o orgulho acaba falando mais alto, e decisões são tomadas sem se considerar seu preço no médio prazo, somente buscando-se resultado "anti-inflamatório" imediato. Mas o tempo é aliado daquele que o considera e respeita, então, desenhe diferentes cenários e hipóteses, sem deixar de considerar que não agir também é uma reação. Que tal recordar que até mesmo o imperador francês mais corajoso que a Europa já viu foi precipitado e severamente derrotado, não por exércitos, mas sim pela fome e pelo frio? 3ª pérola: não decida nada quando estiver triste Até a mais motivada das pessoas se sente “baqueada” quando, repetidamente, suas iniciativas não geram os resultados esperados; por isso, o luto deve ser respeitado e vivido. Contudo, para a tristeza não se transformar em pessimismo e você se autossabotar, aprenda com seus erros e mantenha-se firme no seu plano inicial de execução. Desafio feito, fica o aprendizado de não definir a relevância ou qualidade de uma informação por sua embalagem ou meio pelo qual está sendo transmitida, mas por seu real poder de compreensão, mobilização e transformação de um indivíduo ou grupo. Em outras palavras, escute tudo e todos de forma irrestrita, para assim formar, com alicerces fortes, seus pensamentos e ações, fugindo das classificações binárias de todo bom ou todo ruim. Cássio Scozzafave Coordenador de Marketing de Produtos da Locaweb @cascozza /cassioscozzafave Três "nãos" que a autoajuda despertou no mundo dos negócios influenciador 22 REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==