Locaweb Edição 79
R Recrutadores, chefes, subordinados, concorrentes. Todos vão lá “dar só uma espiadinha” – alguns, até com bastante frequência. Estabelecer uma presença consistente nas mídias sociais, no entanto, vai além do mero ato de apenas criar um perfil. E são nessas plataformas que os profissionais, hoje, podem ganhar ou perder relevância. Já faz algum tempo que a busca por informações de um indivíduo passa, obrigatoriamente, por canais como LinkedIn, Instagram e Facebook, o que torna o processo de gestão da própria marca pessoal ainda mais importante. Algumas pessoas imaginam que irão deixar de ser “espontâneas”, mas é possível manter a própria identidade de forma assertiva. A autopromoção de uma pessoa nas mídias sociais deve girar em torno do propósito de divulgar quem é o profissional, quais as suas expertises e aspirações, e o que vem sendo... que vem sendo feito para alcançá-las. No entanto, antes de criar perfis, é importante que o indivíduo construa uma estratégia muito bem fundamentada. A minha sugestão é que ele defina o tipo de conteúdo que pretende publicar, uma “linha editorial” para cada plataforma, a frequência de publicação e, claro, a forma como será feita a interação com os seguidores. Também é necessário ser direto, simples e constante. Crie uma “lista de assuntos” condizentes aos seus objetivos e que interessem, claro, ao público que pretende abordar. Se deseja chegar à presidência da empresa, deve fazer postagens, por exemplo, sobre temas estratégicos de negócios. Quer ser o novo CMO da companhia? Precisa falar sobre ações que geraram repercussão. Em suma: ele deve criar o próprio estilo de linguagem, manter um tom de voz único e propor soluções. As blogueiras fitness são uma boa referência. Elas, literalmente, não saem da linha. Como cada plataforma temuma linguagem única e uma dinâmica particular, é preciso pensar em formatos específicos de conteúdo para cada uma. No LinkedIn, por exemplo, é interessante investir emassuntos ligados ao universo profissional: escrever artigos, compartilhar conhecimento e transmitir às conexões o que se sabe. Não tão formal, nem completamente informal. Já no Facebook e no Instagram, o indivíduo deve priorizar postagens sobre o dia a dia. Elas, semdúvidas, “performam” melhor. Começou umnovo curso? Foi a uma palestra? Ou está viajando a trabalho? A dica é uma só: postar. O zelo ou a negligência pode influenciar o presente ou o futuro. Pode ser a diferença entre estagnação ou oportunidades na carreira. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing @higor_goncalves higorfgoncalves @higorfgoncalves Quanto vale a sua imagem pessoal nas mídias sociais? influenciador 20 REVISTA LOCAWEB
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