Locaweb Edição 79

C RM, ERP, Analytics... Esses são apenas alguns dos sistemas que permitem a extração de milhões de informações dos e-commerces. Graças ao surgimento de tecnologias como Big Data, acessar esses dados se tornou ainda mais fácil, dando às marcas uma grande vantagem competitiva. No entanto, transformar essas informações em ações concretas de marketing ainda é um obstáculo. Afinal, o volume de dados é enorme, e fazer comunicação para cada tipo de usuário seria uma tarefa impossível. É nessa hora que o algoritmo de recomendação pode se tornar um importante aliado no dia a dia. Esse sistema, que usa métodos de predição, consegue ajudar e-commerces a vender mais, por meio do envio de comunicações personalizadas, baseadas no comportamento do usuário. Gigantes como Amazon, Netflix e Spotify são algumas das marcas que usam essa tecnologia e conseguiram aumentar taxas de conversão e engajamento. As recomendações podem ser baseadas em conteúdo (quando o usuário recebe produtos ou serviços similares aos navegados) ou baseadas em colaboração (quando o usuário recebe recomendações baseadas em outros usuários que têm gosto parecido). Confira agora algumas aplicações do algoritmo de recomendação para impulsionar suas vendas: “Quem viu, também viu/comprou” . Essa é uma típica regra de colaboração. Nela, se um usuário procurou por uma chuteira, por exemplo, posso recomendar outros produtos vistos ou comprados por usuários que também olharam o mesmo modelo. Abandono de navegação. A regra é baseada em conteúdo. A partir do item abandonado pelo usuário, uma rasteira, por exemplo, é possível enviar outros calçados semelhantes. Cross-sell. Este recurso permite enviar uma comunicação oferecendo capinhas e acessórios cada vez que um cliente comprar um smartphone. Depois de conhecer algumas aplicações do algoritmo de recomendação, você pode achar que essa tendência está fora do seu alcance. A boa notícia é que muitas plataformas de Marketing Cloud já disponibilizam o algoritmo para ajudar seus clientes a impulsionar suas vendas, e as combinações que podem ser feitas são diversas, permitindo que você se comunique de múltiplas formas com seus clientes. Mayara Azevedo Coordenadora de Marketing de Produtos na Locaweb Corp e All iN Marketing Cloud /mayaraazevedo mayara.oliveira@allin.com.br Algoritmo de recomendação é o Rei da Personalização 18 REVISTA LOCAWEB influenciadora

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==