Locaweb Edição 79

entrevista 12 REVISTA LOCAWEB De que forma os algoritmos analisam o comportamento dos usuários e mudam sua experiência nas redes sociais? Dar a cada pessoa uma experiência única e personalizada não é algo escalonável quando o número de usuários do sistema cresce demais. Portanto, atribuir usuários a clusters (espécies de agrupamentos) de pessoas com hábitos semelhantes simplifica o cálculo. Um usuário pode estar em centenas de clusters, por exemplo: homem, 20 a 24 anos de idade, morador da Califórnia, fã de filmes da Marvel e geralmente online entre as 18h e a meia-noite. O aprendizado de máquina e a inteligência artificial são as formas mais adequadas de analisar esses clusters e definir, quase em tempo real, se vale a pena exibir um determinado post no feed do usuário. Como as mudanças nos algoritmos vêm impactando as empresas que investem em redes sociais? Mudanças de algoritmo podem ter um enorme impacto na experiência do usuário e na eficácia do serviço. Qualquer alteração de recurso pode alterar o comportamento dos usuários e fazer com que a plataforma se torne algo totalmente diferente. A decisão de reduzir a resolução de imagens, por exemplo, pode abrir o produto para mercados emergentes com redes menos capazes, mas também pode afastar usuários acostumados a uma qualidade superior. Encontrar o equilíbrio entre o que é melhor para a empresa e o que é melhor para o usuário é incrivelmente difícil e está constantemente em fluxo, conforme a sociedade evolui. Como as empresas podem driblar as mudanças que causam impactos negativos? O primeiro passo é entender a mudança, verificando o que aconteceu e porque isso foi feito. A melhor forma de evitar impactos é identificar uma maneira de alcançar seu público diretamente, em vez de depender apenas de canais de mídia social. Você pode ver exemplos de empresas que criam sua própria plataforma, como um aplicativo para dispositivos móveis, para se comunicar de maneira mais eficiente com sua base de consumidores. Esse pode ser um caminho para sofrer menos impactos negativos. Quais são os melhores modelos de redes sociais para as empresas que pretendem conseguir seguidores na internet? Quando você está tentando encontrar pessoas que se transformem em clientes fiéis ou seguidores, as plataformas baseadas em interesses têm mais probabilidade de sucesso. As redes sociais nas quais os usuários revelam mais dados pessoais também são importantes para as empresas, porque entender as reclamações e abordar o feedback negativo imediatamente é algo fundamental para quem deseja obter sucesso com essas ferramentas. Qual é a importância de investir em várias redes sociais ao mesmo tempo, incluindo novas plataformas que surgem no mercado? Novas redes podem frequentemente provocar um tremendo burburinho e se apresentam, no início, com menos empresas competindo pelos mesmos usuários. Para alcançar um número maior de usuários que realmente querem ouvir sua mensagem é importante entender o cenário do que é uma rede social e quem são seus principais usuários. O Pinterest, por exemplo, é mais popular entre as mulheres. O Snapchat, entre os adolescentes. O Twitch, entre os gamers. Já o LinkedIn faz mais sucesso entre os profissionais. A Hello surge como uma boa oportunidade para empresas? O objetivo da Hello é ajudar o usuário a descobrir e conhecer outras pessoas, com base em interesses compartilhados. Quando as pessoas estão reunidas para um propósito específico, as empresas podem participar da conversa de uma maneira positiva e bem-vinda. Os aficionados por carros, por exemplo, ficarão entusiasmados por saber algo a respeito de um novo modelo que está por vir. Os fãs de esportes estarão ansiosos para comprar ingressos para os próximos jogos. Mas além de mostrar aos usuários o que você tem e criar conscientização para sua marca, as comunidades de interesse são um lugar incrível para ouvir o que seus clientes estão dizendo e conhecê-los melhor. Quais são as principais mudanças que veremos nos algoritmos nos próximos anos? Tecnicamente, a próxima década terá mudanças extraordinárias na capacidade dos computadores. A computação quântica e neuromórfica será comercialmente acessível, e o que é considerado impossível agora será realidade em poucos anos. À medida que os usuários continuem falando a respeito do que fazem e do que não gostam, os algoritmos de aprendizado de máquina que analisam e categorizam o comportamento implícito serão usados muito menos para direcionar publicidade e muito mais para simplificar as interfaces em preferências explícitas fornecidas pelas pessoas. O resultado será uma experiência verdadeiramente única e personalizada. Os algoritmos serão usados muito menos para direcionar publicidade e muito mais para simplificar as interfaces em preferências explícitas fornecidas pelas pessoas Quando você está tentando encontrar pessoas que se transformem em clientes fiéis ou seguidores, as plataformas baseadas em interesses têmmaior probabilidade de sucesso

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