Locaweb Edição 78
padronização_visual 49 REVISTA LOCAWEB conter elementos visuais que remetem à identidade da marca. Pode ser uma moldura, um logotipo no canto, um texto especial ou até um tratamento de imagem personalizado. Mas tem de estar presente. “A padronização visual das fotos permite que a mensagem seja transmitida de maneira mais concisa. Quando temos um conjunto de imagens com características semelhantes, a comunicação é intensificada. Se acontece o oposto, a ideia que a companhia quer transmitir acaba sendo diluída”, diz Gabriel Guerra, diretor de arte e web developer da Agência Pulse. Thiago Régis, um dos fundadores da agência de marketing Pílula Criativa, explica que nem sempre a padronização visual das empresas precisa seguir as cores adotadas pela companhia. Uma das dicas do especialista é apostar em logotipos cambiantes. Isso significa que a essência da logomarca está no formato de seu desenho e não em sua cor. Um dos grandes exemplos é o Spotify. O logotipo oficial da empresa sueca é verde. Entretanto, as imagens divulgadas nas redes sociais do streaming de música mostram a marca em uma série de tonalidades diferentes, como laranja e branco. “O indicado é elementos quentes que ressaltam tons de vermelho. Já o Instagram do banco digital usa e abusa de recursos visuais roxos. O que todas essas empresas têm em comum é a padronização do estilo. Algo, por sinal, que também deve estar embutido nas fotos usadas em sites e campanhas digitais. “O ideal é que a empresa escolha uma ou duas opções de tipografias especiais que serão usadas para qualquer peça de criação, incluindo conteúdo para postagem em redes sociais, apresentações e até layout de e-mail marketing”, afirma. que os recursos visuais carregam a essência e a identidade visual que remete à marca, independentemente das cores usadas”, afirma o especialista. É importante ressaltar que os logos cambiantes e a variação de tonalidades e filtros podem ser ótimos para alguns tipos de negócios, mas isso não é uma regra. Empresas como Nubank e Coca-Cola, por exemplo, contam com identidades visuais bastante fortes, que quase sempre remetem a suas cores. Em geral, as fotos postadas pela marca de refrigerantes contam com filtros e Logotipos cambiantes são uma maneira criativa de expor a marca, revela Thiago Régis, da Pílula Criativa INFORMAÇÕES TÉCNICAS É preciso ficar atento para que o tratamento e o visual das imagens padronizadas não gere arquivos pesados, ao ponto de prejudicar o desempenho do site das empresas. “Ter uma imagem ou qualquer elemento gráfico com peso mais baixo pode ajudar bastante na experiência do usuário, pois o site carrega mais rápido. Além disso, interfere no SEO (otimização para mecanismos de busca), que está relacionado ao posicionamento do site nos resultados de uma busca orgânica no Google”, afirma Erica Santos (foto), analista de mídias sociais da Agência Spiner. A profissional recomenda que as fotos tenham no máximo 200 kb. Quanto às dimensões, Guerra explica que é preciso pensar em soluções que atendam a diferentes plataformas, como desktop e mobile. “Uma boa dica é usar sempre a proporção 1920 × 1080, que atualmente é usada na maioria das telas. Dessa maneira, essas dimensões podem ser escaladas desde que seja mantida a proporção entre largura e altura”, afirma.
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