Locaweb Edição 78

especial 48 REVISTA LOCAWEB Vale a pena caprichar no projeto e encontrar um tipo de padronização que possa ser usado em diferentes criações artísticas e ainda consiga refletir os ideais e a essência da companhia ao ponto de atrapalharem o carregamento do site. O Itaú é uma das empresas brasileiras que podem ser usadas como exemplo de construção de imagem. Todas as fotos compartilhadas no Instagram do banco remetem à marca pela padronização do tratamento da imagem, pelas cores que lembram o logotipo ou até pelas tipografias usadas para escrever textos. Com esforço e foco, seu negócio também pode ser assim. Identidade visual Geralmente, o item que revela a identidade visual da empresa é a primeira forma de contato da companhia com seu público. Por isso, vale a pena caprichar no projeto e encontrar um tipo de padronização que possa ser usado em diferentes criações artísticas, como postagens em redes sociais ou até no próprio site do negócio, e que ainda consiga refletir os ideais e a essência da companhia. “É importante ter um padrão visual para manter a estética da empresa. Isso ajuda a organizar e expressar os conceitos. Quando existe um padrão visual, o usuário pode reconhecer a marca rapidamente enquanto navega por diferentes plataformas”, afirma Wesley Rocha, designer da agência Spiner, especializada emmarketing digital. “O mesmo vale na integração do online com o oÉline, pois é preciso que haja esse padrão para que o consumidor reconheça a marca e a incorpore em qualquer situação”, completa o especialista. Quem ainda não desenvolveu um projeto de padronização deve estudar o mercado e observar elementos que são usados por outras empresas de setores que têm o mesmo público-alvo. “É válido ressaltar que itens como cores e ícones são apenas a base na criação de uma identidade visual, porque não se resume apenas a uma imagem. Trata-se do conceito da marca”, diz. Na prática A empresa que já tem uma padronização visual definida deve usá-la em diversas plataformas. As imagens divulgadas no site da companhia e em redes sociais, como Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo, devem Wesley, da Spiner: “padrão visual permite que usuário reconheça rapidamente a página aomigrar entre plataformas” Com ideias destoantes, o que a companhia quer transmitir acaba sendo diluído, segundo Gabriel, da Agência Pulse

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