Locaweb Edição 78
24 REVISTA LOCAWEB O comparador de preços de viagens Kayak é fruto do trabalho de um time de gigantes. E não à toa a plataforma contabiliza cerca de 2 bilhões de pesquisas por ano e tem presença forte emmais de 60 países FICHA TÉCNICA Empresa: Kayak Fundação: 2004 Sede: Estados Unidos Canais de comunicação: / kayak.brazil @kayak_BR www.kayak.com.br C riado em 2004 nos Estados Unidos, o Kayak foi fundado por um time de peso, composto de líderes da indústria no segmento de viagens. Na posição de CEO estava (e se mantém) Steve Hafner, cofundador da Orbitz, e Paul English, ex-presidente de tecnologia da Intuit, que ocupava o cargo de CTO. Terrel Jones, fundador do Travelocity, e Greg Slyngstad, cofundador do Expedia, completavam a equipe como chairman e diretor, respectivamente. Juntos, os quatro executivos tinham como objetivo fazer que o Kayak fosse o braço direito das pessoas na hora de planejar viagens. Para isso, trabalharam para construir uma plataforma Todaaaventura emumsó lugar memória que reunisse a maior variedade possível de voos, hotéis, pacotes e aluguéis de carro. “Desde o início, a ideia foi desenvolver um serviço com o qual o usuário pudesse comparar centenas de sites de viagem em um só lugar. Assim, poderia encontrar mais rapidamente as melhores opções para programar as férias”, explica Eduardo Fleury, country manager do Kayak no Brasil. Forte presença no mercado Mesmo com um time experiente no comando, Eduardo conta que o Kayak não escapou das dificuldades relacionadas aos movimentos do setor de turismo. Isso porque esse mercado tem como característica mudar a todo instante. Novos players surgem a cada momento, enquanto outros somem de cena. São destinos, hotéis, companhias aéreas e outros tipos de serviços se mostrando, frequentemente, mais ou menos favoráveis para diferentes tipos de públicos. Sobretudo em situações de crise econômica, como as que assolam grandes países desde 2008. Apesar disso, a empresa conseguiu se manter na corrida e cresceu rapidamente desde sua fundação. “No Brasil, por exemplo, desde a nossa chegada em 2014, o número de usuários aumentou em um ritmo de três dígitos percentuais por ano”, destaca o executivo. Entre 2016 e 2017, o número de pesquisas no site cresceu cerca de 230%, segundo os números oficiais divulgados pela companhia. Novas funcionalidades Para se manter a todo vapor, o Kayak investiu em novas funcionalidades para o site. Uma das primeiras iniciativas foi o lançamento do aplicativo em março de 2009. Fato que trouxe o serviço da empresa para a palma da mão dos usuários. No mesmo ano, em outubro, o Kayak lançou a [ Marcella Blass ] ferramenta Trips. A proposta era ajudar o usuário a fazer a gestão de suas viagens. Por meio dela, podia armazenar todas as informações sobre voos, hotéis ou pacotes completos em um só lugar. A novidade também trouxe funcionalidades que permitiam acompanhar a variação dos preços em tempo real, montar itinerários e receber alertas sobre horários de voos e locais de embarque. Em junho de 2010, veio a ferramenta Explore. Na prática, a novidade mapeava os voos de ida e volta para os principais destinos do mundo com base no orçamento do viajante. Mais tarde, em junho de 2013, o serviço Previsão de Preços chegou para analisar o histórico de busca do usuário e ajudá-lo a descobrir qual o melhor momento para comprar passagens. O atendimento ao consumidor ganhou um aliado em julho de 2016, quando o Kayak desenvolveu um bot no Messenger do
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==