Locaweb Edição 78
N o último trimestre do ano passado, quando integrei a turma do curso de marketing digital da Harvard Business School, mídias sociais foi um dos temas mais abordados ao longo do programa. A seguir, listei três fatos sobre um dos fenômenos mais extraordinários desta primeira metade do século 21, que foram estudados por um dos mais tradicionais e conceituados centros de ensino do mundo: 1. Não há quem não possa ser impactado pelas mídias sociais. Ainda circula o dogma de que apenas jovens acessam mídias sociais. É lenda. As pesquisas mais recentes demonstram justamente o contrário: gerações mais velhas não só estão mais conectadas à internet como vêm mergulhando de cabeça no acesso às plataformas sociais. Não à toa, os dispositivos móveis, hoje, são os maiores impulsionadores do engajamento desses targets. As mídias sociais são acessadas, principalmente, por smartphones, segundo pesquisa feita pelo Hootsuite em parceria com We Are Social. 2. Mais da metade dos usuários de redes sociais seguemmarcas. De acordo com o relatório “The social media trends shaping 2018”, da GlobalWebIndex, seis em cada dez usuários afirmaram seguir os perfis oficiais de suas marcas favoritas nas mídias sociais. Um quarto, por sua vez, alegou que acompanhava empresas das quais pretende comprar muito em breve. Os números revelam que: 1) as pessoas estão, sim, interessadas em receber conteúdos de marcas em seus feeds; 2) a conexão entre empresas e consumidores reais ou potenciais é cada vez maior; 3) ter uma presença social online consistente, para marcas, nunca foi tão importante. 3. Conteúdo emvídeo aumenta engajamento. Apenas no Facebook, que no final de 2017 tinha aproximadamente 2,07 bilhões de usuáriosmensais ativos, os vídeos elevarama quantidade de comentários e compartilhamentos: três vezes, para ser mais exato, na comparação compostagens consideradas “normais” (ou seja: fotos e textos). Os usuários da rede social deMark Zuckerberg estão consumindo cada vezmais conteúdo emvídeo. Amesma tendência também foi constatada no Instagrame no Twitter. Pedro Hermano Diretor de criação digital da Agência 242 e umdos primeiros brasileiros a ingressar no curso demarketing digital da Harvard Business School. @pedrohrvr /pedro.hermano pedrohermano_ Três verdades sobre mídias sociais influenciador 20 REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==