Locaweb Edição 78

E nfim, os varejistas podem se animar. Com a expectativa de retomada da economia e a queda dos juros e do desemprego no início de 2018, tudo leva a crer que o ritmo de crescimento se manterá. Mas não se engane! Não há mais tempo para pensar no que “será da loja” daqui para a frente, mas sim no que já se tornou. E, a partir daí, aperfeiçoá-la mediante cinco passos: 1. Minimize atrito e torne a experiência do cliente ainda melhor. Você prefere gastar implantando um gerenciador de filas ou um self checkout que evite o surgimento delas? Deixar o cliente mais independente, sem perder a interação e a experiência, são os reais desafios do momento. 2. Omni Canal não é mais uma escolha. Providencie o seu. Posso comprar no e-commerce e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa. Quanto mais conveniente for, mais atrativo serei. A Zara Londres, por exemplo, criou um espaço temporário enquanto a loja oficial de 4.500 metros quadrados está em reforma para se tornar um case de varejo tecnológico. O local terá por volta de 200 metros quadrados e contará com um mínimo inventário apenas para experimentação. As compras são finalizadas pela internet, assim como o checkout de e-commerce. O que vale aqui não é identificar como a marca está se reinventando para se tornar ainda mais atrativa ao consumidor, sem perder receita no meio dessa transição. 3. Entregue diferenciação. Não é preciso pensar em planos mirabolantes para surpreender o cliente. O mais valioso é medir eficiência além de faturamento, ou seja, quantos clientes foram à loja e não compraram? Caso faça uso de plataformas que revelem esse tipo de dado, ainda é possível informar ao vendedor que o cliente “X” está na loja e dar informações relevantes sobre sua última compra ou seu perfil. 4. Inove modelos. Olhar para Amazon Books e Amazon Go faz todo mundo repensar, até porque projetos que pareciam totalmente antagônicos hoje são reais e parecem triunfar. Se antes as pessoas procuravam por produtos, agora são os produtos que procuram pelas pessoas. 5. Atenção às decisões tomadas. O sucesso não está nos dados, mas na decisão que se toma com base neles. Veja o Waze. Ele não só mostra quais ruas estão mais movimentadas ou onde há ocorrências, simplesmente diz “vá por aqui”, “vire ali”. Se tiver informação, faça alguma coisa com ela. Tome decisões, arrisque, tente. Flavia Pini COO da FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para varejo por meio de monitoramento de fluxo. /flaviapini flavia.pini@fxdata.com.br O que será do e-commerce a partir de agora? influenciador 18 REVISTA LOCAWEB

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