Locaweb Edição 78

entrevista 12 REVISTA LOCAWEB graduações atuais nem sempre prepara profissionais capazes para lidar com a demanda de novas competências, como Data Science e design baseado em User Experience (UX). Porém, acredita que são fundamentais para uma sobrevivência sadia no mercado. Tudo isso acaba gerando um efeito dominó, já que a falta de capacitação adequada acaba se tornando um desafio para as empresas que procuram investir em novas ferramentas de conhecimento para lidar melhor com o público e, consequentemente, aumentar o número de vendas. É preciso, portanto, que todas as peças envolvidas nesse jogo, tanto do lado dos profissionais como dos empreendedores, se especializem o quanto antes para sair na frente. Conhecer, para valer, é o melhor remédio. O surgimento de escolas como a Tera, que buscamcapacitar pessoas para profissões que surgiramhá pouco tempo, mas que já são extremamente importantes nomercado, pode ser explicado pelo skill gap? Fale sobre esse fenômeno. Basicamente, o skill gap é o distanciamento entre as competências mais importantes do mercado de trabalho e as competências que os profissionais adquirem ao longo de suas jornadas de aprendizado. Atualmente, temos um grande déficit de trabalhadores especializados em diversas áreas, principalmente em campos relativamente novos e que ganharammais evidência por conta do avanço da tecnologia e da digitalização das empresas. Poderia citar alguns exemplos de profissões que se encaixam nesse skill gap? A competência de User Experience (UX) designer, que constrói produtos e serviços com base em necessidades do usuário é uma delas, pois está crescendo muito ao redor do mundo. Atualmente, os profissionais de segurança cibernética também são muito requisitados. Além disso, praticamente tudo o que está relacionado a Data Science também se enquadra. É um assunto bastante demandado por empregadores de diversos países e empresas. E continuará sendo por algum tempo. O que é Data Science e por que essa ferramenta de conhecimento é tão importante para profissionais e empresas do futuro? À medida que os negócios ficam cada vez mais digitais, cada interação do relacionamento de um cliente com tecnologias ou produtos de uma empresa deixa um rastro de informações. Os dados vão desde o perfil da pessoa até exatamente o que está executando e em qual contexto. A grande diferenciação dos negócios do futuro será a capacidade de juntar esses dados e saber analisá-los para tomar boas decisões, além de prever e mapear possíveis cenários futuros. Você acredita que essa valorização do conhecimento relacionada ao UX é uma tendência sem volta para empresas que atuam e querem aparecer cada vez mais no meio digital? Com certeza. Vivemos em ummundo de experiências, que estão cada vez mais fluidas. Nós, como consumidores, temos cada vez menos tempo e paciência para experiências ruins. Afinal, temos várias opções fáceis e de escolha rápida. Se eu uso um aplicativo que demora muito para funcionar, é muito fácil apagá-lo e baixar outro semelhante. Além da velocidade, o custo da troca tende a ser muito baixo para o usuário. Atualmente, as companhias de tecnologia têm setores que exigem diferentes tipos de programadores. Essa também é uma competência que se encaixa no skill gap? Sim. Tudo relacionado a programação, tanto mobile como web, se encaixa no skill gap. O mesmo vale para programadores que trabalham com linguagens relacionadas a VR (realidade virtual) e realidade aumentada. Hoje, o profissional com alto nível de conhecimento em programação é um dos maiores déficits do mercado. Atualmente existemmuitas ferramentas de conhecimento que podem ajudar o empreendedor a trabalhar com essas competências e se comunicar melhor com seu público-alvo. Quais você recomenda para pequenas e médias empresas? Geralmente, recomendamos o uso de ferramentas como disparador de e-mail. Soluções de social media também são boas opções. O Hootsuite, por exemplo, agrega todos os perfis de redes sociais de uma empresa em uma única plataforma. Isso permite que você tenha uma visão consolidada de páginas como Facebook, Twitter e Instagram e gerencie esses canais de forma integrada. Também dá para usar ferramentas como Google Analytics, focada emmétricas, e Pipedrive, indicada para vendas. Pequenas e médias empresas que querem seguir as tendências do mercado também podem apostar em estratégias de marketing digital focadas na valorização do conhecimento? Podem e devem. As estratégias de marketing digital baseadas em conhecimento são válidas para empresas de todos os tamanhos. Vivemos em um mundo no qual mais de 80% das pessoas decidem o que querem comprar apenas por meio de buscas, sem a necessidade de falar com representantes da empresa. Por isso, é preciso investir em ferramentas do gênero e ter boas formas de relacionamento com o cliente em todas as plataformas do mundo digital. As estratégias de marketing digital baseadas emconhecimento são válidas para empresas de todos os tamanhos. Vivemos emummundo no qual mais de 80%das pessoas decidemo que comprar apenas pelas buscas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==