Resorts brasil resorts 2024 7 A Resorts Brasil é uma associação sem fins lucrativos, criada para representar e promover os resorts brasileiros associados. Sua história teve início em 18 de dezembro de 2001, quando um grupo de hoteleiros de 12 empreendimentos se uniu para fundar a entidade. À época, o mercado de resorts ainda estava em formação no Brasil, e havia certo desconhecimento sobre o segmento. A proposta do grupo fundador da associação era de identificar, avaliar e discutir os principais desafios do segmento no Brasil. Entre eles, a necessidade de definir o conceito de resort, uma vez que não existia algo claro nesse sentido. Desse modo, uma das primeiras ações da associação foi criar o conceito de resort, estabelecendo-o como “um empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natureza, no qual o hóspede não precise se afastar para atender suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento”. Em complemento a essa definição, o grupo de hoteleiros estabeleceu uma matriz de classificação para ser utilizada na avaliação e aprovação de novos empreendimentos que viessem a se afiliar à Resorts Brasil. Foi estabelecido um processo abrangente de modo que fosse possível avaliar diferentes quesitos dos empreendimentos, tais como: posturas legais, segurança, saúde e higiene, atendimento ao hóspede, estrutura e qualidade de quartos, áreas sociais, áreas de alimentação, lazer, entretenimento e ações ambientais. Essa definição foi fundamental para orientar corretamente no mercado, diferenciando os resorts de outros tipos de meios de hospedagem e facilitando tanto a venda da experiência desse tipo de produto quanto o entendimento do produto por parte do trade de turismo e do consumidor final. O segundo motivo para a criação da associação foi a necessidade de ter uma maior representatividade do segmento de resorts junto ao setor público, de forma a endereçar projetos relevantes em diversas esferas. Nesse sentido, a Resorts Brasil busca representar os associados e engajar os atores necessários em diferentes esferas, visando melhorar a competitividade dos destinos turísticos. O objetivo central dessas articulações é a criação de um ambiente de negócios adequado, que permita oferecer a melhor experiência aos hóspedes, gerar cada vez mais empregos e contribuir com o desenvolvimento da comunidade local e, também, a preservação do meio ambiente. Atualmente, os 12 associados fundadores tornaram-se 68 resorts que totalizam 20.000 quartos, de norte a sul do Brasil. A entidade entende que os resorts são indutores de desenvolvimento social e econômico nas regiões em que estão localizados, possibilitando a descentralização da atividade econômica ao criar destinos, especialmente em cidades de pequeno porte (mais de 66% dos resorts estão em cidades com menos de 150 mil habitantes).
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=