Guia de Resorts 2023
NOME DO RESORT R E S O R T S 2 0 2 3 7 A Resorts Brasil é uma associação sem fins lucrativos, criada para represen- tar e promover os resorts brasileiros associados. Sua história teve início em 18 de dezembro de 2001, quando um grupo de hoteleiros de 12 empreendimentos se uniu para fundar a entidade. À época, o mercado de resorts ainda esta- va em formação no Brasil, e ainda havia certo desconhecimento sobre o segmento. A pro- posta do grupo fundador da associação era de identificar, avaliar e discutir os principais desa- fios do segmento no Brasil. Entre eles, a neces- sidade de definir o conceito de resort, uma vez que não existia algo claro nesse sentido. Desse modo, uma das primeiras ações da associação foi criar o conceito de resort, estabelecendo-o como “um empreendimen- to hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natureza, no qual o hóspede não precise se afastar para atender suas necessidades de confor- to, alimentação, lazer e entretenimento”. Em complemento a essa definição, o grupo de hoteleiros estabeleceu uma matriz de clas- sificação para ser utilizada na avaliação e aprovação de novos empreendimentos que viessem a se afiliar à Resorts Brasil. Foi estabelecido um processo abrangen- te de modo que fosse possível avaliar dife- rentes quesitos dos empreendimentos, tais como: posturas legais, segurança, saúde e higiene, atendimento ao hóspede, estrutura e qualidade de quartos, áreas sociais, áreas de alimentação, lazer, entretenimento e ações ambientais. Essa definição foi fundamental para orientar corretamente no mercado, dife- renciando os resorts de outros tipos de meios de hospedagem e facilitando tanto a venda da experiência desse tipo de produto quanto o en- tendimento do produto por parte do trade de turismo e do consumidor final. O segundo motivo para a criação da associação foi a necessidade de ter uma maior representatividade do segmento de resorts junto ao setor público, de forma a endereçar projetos relevantes em diversas esferas. Nesse sentido, a Resorts Brasil busca representar os associados e enga- jar os atores necessários em diferentes esferas, visando melhorar a competitivi- dade dos destinos turísticos. O objetivo central dessas articulações é a criação de um ambiente de negócios adequado, que permita oferecer a melhor experiência aos hóspedes, gerar cada vez mais empre- gos e contribuir com o desenvolvimento da comunidade local e, também, a preserva- ção do meio ambiente. Atualmente, os 12 associados fundadores tornaram-se 60 resorts que totalizam 18.300 quartos, gerando 50 mil empregos diretos e indiretos, de norte a sul do Brasil. Juntos, os resorts receberam mais de 9 milhões de hóspedes em 2021. A entidade entende que os resorts são in- dutores de desenvolvimento social e econô- mico nas regiões em que estão localizados, possibilitando a descentralização da ativi- dade econômica ao criar destinos, especial- mente em cidades de pequeno porte (mais de 66% dos resorts estão em cidades com menos de 150 mil habitantes).
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=