WEBJUMP Insights - Edicão 1

STEPHANIE BAPTISTA CHAPTERMANAGER HUMANCENTERED DESIGN User Experience 36 WEBJUMP Insigths O papel crucial do UX: consistênciada marca nos pontos de contato NOMUNDOCONECTADODEHOJE, A EXPERIÊNCIADOUSUÁRIO (UX) SURGIU COMOUMFATORCRÍTICOQUEPODEFAZER OUDESTRUIROSUCESSODEUMAMARCA Uma UI bem concebida pode aumentar a taxa de conversão do site em até 200%. E uma melhor concepção da UX pode aumentar as taxas de conversão em até 400% Uma interface (UI) agradável já não é mais um diferencial; tornou-se uma expectativa do consumidor. Além disso, é fundamental garantir que os usuários tenham a mesma percepção da marca, independentemente do ponto de contato, como um e-commerce, uma interação offline, redes sociais, etc. Manter a consistência da marca em todos os pontos de contato aumenta o reconhecimento. Segundo Marty Neumeier, autor e especialista emmarcas, "uma marca é a sensação que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A utilização consistente de cores, tipografia, imagens e tom de voz cria uma presença de marca coesa que os usuários podem facilmente identificar e lembrar". Em outras palavras, quando os usuários encontram elementos de marca, mensagens e estética visual consistentes, isso reforça a identidade da marca e fortalece a conexão com o usuário. Os dados confirmam a importância da experiência do usuário e da consistência da marca. Uma pesquisa do Gartner com mais de 3.000 clientes (veja mais no quadro ao lado) revelou que quase metade dos clientes não consegue perceber a diferença entre as experiências digitais das diferentes marcas que consomem, e ainda menos clientes relatam realmente mudar sua forma de navegar como resultado de uma jornada digital. Já de acordo com um estudo da McKinsey & Company, as empresas que Fonte: Forrester Research

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=