Ouro de Tolo
66 CAPÍTULO XIII MARKETING PESSOAL “Você é sua própria marca” P or mais que a tendência ao politicamente correto impere na so- ciedade atual, não se engane: Você julgará e será julgado pelos demais. Sua postura e seus modos de vestir, falar e gesticular se- rão seu cartão de visita, isso sem falar no seu comportamento nas redes sociais, sendo que suas postagens e comentários são a principal fonte de insumos para a avaliação inicial de qualquer pessoa, mesmo antes de você ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Costumamos dizer que a primeira impressão é a que fica. As conclusões que tiramos inicialmente imprimemuma marca emnossa mente, sendo que mudá- -la posteriormente é tarefa difícil e hercúlea. Da mesma forma, quando testamos ou provamos algum produto novo e nos decepcionamos, difi- cilmente voltaremos a consumir aquela marca. Nosso cérebro já impôs a barreira da rejeição. O mesmo ocorre quando nos decepcionamos com algum produto ou serviço tradicional. Após anos de utilização ou consumo satisfatório, percebemos que algo mudou e que este já não nos apetece como antes. Criamos a barreira de decepção que ignora seu passado glorioso sob a justificativa de que tal marca já não é mais a mesma. Há casos famosos mundialmente no marketing, onde empresas que mudaram a fórmula de seus produtos sofreram devido à rejeição à nova versão e se viram obrigadas a retomar o modo original que todos conheciam, estavam acostumados e idolatravam. O exemplo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=