Ouro de Tolo

56 OURO DE TOLO um profissional de qualidade para sua equipe ou para prestação de ser- viços diversos. A probabilidade de obter êxito será muito maior ao utilizar os contatos de sua rede de contatos. Você passará a lidar com pessoas indicadas por alguém em comum, o que inevitavelmente proporcionará uma abordagem inicial mais branda, alémdo senso de responsabilidade e o peso da indicação que funciona como uma espécie de seguro antigolpes e falhas. Habitualmente nos valemos dessa tática para eleger médicos, dentistas, diaristas, advogados, contadores, arquitetos, eletricistas, encanadores, escolas, professores particulares, pet shops etc. Com a internet passamos a obter também recomendações de desconhecidos, que rolam soltas em grupos de bairros em redes sociais. Pedem-se e divulgam-se fortuitamente dicas de profissionais de todos os tipos que se possa imaginar. O marketing viral, o famoso boca a boca, segue sendo o mais po- deroso de todos, mesmo no terceiromilênio. Ele se baseia em indicações e referências de pessoas que já consumiram produtos ou utilizaram de- terminados serviços anteriormente. Os clientes satisfeitos nem sempre se dedicam a elogiar ou recomendar, mas os insatisfeitos tendem a co- locar a boca no trombone virtual das redes sociais e dos sites de avalia- ção de produtos e serviços, principalmente os dedicados a reclamações. Dessa forma, a boa reputação é premiada com a indicação e a má pena- lizada pelo repúdio. Bons profissionais sempre terão lugar no mercado, seja traba- lhando independentemente ou para alguma empresa. Cercar-se de bons profissionais é a chave para economizar, principalmente quando relacionado a temas que somos leigos, pois erros e acertos podem nos beneficiar ou prejudicar de forma expressiva. Dificilmente os bons pro- fissionais serão aqueles que cobrarão menos por seus serviços. Nunca se atenha somente ao fator preço na hora de decidir quem será o res- ponsável por algum serviço-chave. O barato pode sair caro. Você pode levar em consideração o fator preço para algum reparo simples em seu carro e optar por um mecânico indicado por algum vizinho em vez de levar o veículo a uma concessionária. O resultado provavelmente será satisfatório, com alguma economia. Entretanto, se você precisar esco- lher um médico para lhe operar, raramente levará em conta o preço como fator decisivo.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=