Ouro de Tolo

32 CAPÍTULO 3 CONSUMO CONSCIENTE, CONSUMO SUSTENTÁVEL P rovavelmente você nunca ouviu falar de Jimmie Cox, letrista de músicas de Blues, nascido em 1882 e falecido em 1925. Autor de grandes sucessos gravados por ícones da música internacional, comoEricClapton, que incluiuemseuálbumacústicouma linda versão de “Nobody knows you when you’re down and out”, cuja tradução livre seria “Ninguém te dá bola quando você está por baixo e sem grana”. Essa música foi composta já no crepúsculo da vida de Jimmie, apenas dois anos antes de sua morte. Ele foi um representante do movimento conhecidocomoAmericanVaudeville,tipodeentretenimento,derivado do original francês, que divertia as plateias nos EUA no final do século XIX e meados do século XX. As apresentações reuniam situações cotidianas, divertidas e dramáticas, em conjunto commúsicas e danças interpretadas por diferentes artistas em seus esquetes. Trazendo para o mundo moderno, seria como um daqueles programas humorísticos ou de variedades, que passam na televisão durante os fins de semana. A composição de Jimmie em questão, fala sobre um homem que vivia a vida como se fosse ummilionário, sempre gastando seu dinheiro sem se importar com nada. Tudo o que lhe interessava era consumir. Estava sempre rodeado de bons amigos, aos quais patrocinava a diversão, regada a bebidas alcoólicas contrabandeadas, conforme menciona a letra. O contexto histórico são anos de vigência da Lei Seca que tornou ilegal a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, criando mercados paralelos para venda e bares clandestinos para seu consumo, que eram denominados pelo simpático nome de speak-easy . Assim, concluímos que consumir álcool nesses tempos, era algo caro, pois implicaria envolver-se em atividade ilegal e provavelmente frequentar os mesmos lugares dos criminosos que burlavam a lei. O enredo da canção mostra ainda que os hábitos de consumo do protagonista o levariam à ruína,

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=