Ouro de Tolo
MAURICIO ALEXANDRE 125 que gerará prejuízos a ponto de perder todo o capital inves- tido. Não existe almoço grátis. Desconfie de todas as infor- mações e verifique-as com tempo e cautela. Lembre-se das milhares de histórias de pessoas que tiveram prejuízos em pirâmides e esquemas Ponzi, que ofereciam grandes lucros emoperações que pareciam fazer sentido, mas que no fundo só se sustentavam temporariamente devido à entrada de no- vos participantes. Invista somente em instituições renoma- das e regulamentadas por órgãos como CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). Fique esperto: “Quando a esmola é muita o santo desconfia”. 18. Agradeça sempre. Lembre-se de um provérbio português: “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe”. Na vida tudo é passageiro e vivemos ciclos. 19. Segure a onda e siga em frente. Esta é uma tradução livre do famoso lema “ keep calm and carry on ”. Muitos pensam que tal frase foi utilizada pelo governo inglês para manter em alta a moral da população durante a Segunda Guerra Mundial, quando os ataques aéreos da Alemanha nazista assolavam Londres e outras cidades da ilha britânica. Osite daUniversity of London tem um estudo do professor Simon Eliot que demonstra que a frase permaneceu esquecida por muitos anos até que umantigo pôster foi encontrado emuma livraria inglesa em Northumberland em 2000. Desde então, houve ampla divulgação da frase em diferentes tipos de suvenires, como canetas, canecas e camisetas. Várias versões derivadas surgiram sendo aplicadas a quase tudo da vida moderna em diferentes cantos do mundo. Nada pode ser mais devastador do que a guerra. Imagine olhar para o céu de sua cidade e vê- lo sendo rasgado por aviões que bombardeiam tudo aquilo que o rodeia. A Blitz da Luftwaffe durou oito longos meses, entre o outono de 1940 e a primavera de 1941, mas os pôsteres nunca chegaram a ser vistos pelo público daquela época. Há relatos que foram reciclados antes de ser utilizados devido à escassez de papel em tempos de guerra. 20. “ Yes,wecan ”.Acreditesempreemvocêeacreditequeépossível realizar. Lembre-se do slogan de campanha de Barack Obama
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=