Mega Drive Mania 1
MEGA DRIVE MANIA | 9 A ESTREIA DE MICHIRU YAMANE Um dos elementos mais marcantes de Castlevania: Bloodlines é a trilha sonora, que repaginou alguns clássicos temas de rock da série da Konami para o sistema sonoro 16-bit do Mega Drive, ao mesmo tempo em que incorporou elementos de música clássica que ajudaram a definir intensamente a personalidade dos próximos episódios da franquia. Isso se deve à estreia na série de Michiru Yamane, lendária compositora de game music que começou a carreira na Konami, onde trabalhou de 1998 até 2008. Yamane entrou na empresa com cerca de 25 anos e começou a trabalhar em títulos de MSX e Famicom. Entre seus primeiros trabalhos na Konami já aparecem franquias de renome da época, como os esportes de Track & Field e shooters das séries Gradius e TwinBee . O primeiro game no qual ela assumiu a responsabilidade de ser a principal compositora foi Ganbare Goemon 2 , de 1989, primeira continuação das aventuras do personagem inspirado na figura folclórica japonesa do ladrão Ishikawa Goemon. Já no início dos anos 1990, ela trabalhou em títulos da série Rocket Knight Adventures , com dois cartuchos para Mega Drive e um para Super Nintendo, em uma investida muito empolgante da Konami em criar um mascote antropomórfico na figura do gambá Sparkster, uma espécie de cavaleiro-foguete com uma espada e uma armadura capaz de voar. Yamane recebeu o convite para cuidar da trilha sonora de Castlevania: Bloodlines depois de começar a trabalhar no escritório da Konami em Tóquio – antes ela trabalhava na região de Kobe. Desde muito jovem a compositora começou a aprender a tocar piano e desenvolveu um carinho pela música clássica e ela viu em Castlevania uma grande oportunidade de levar isso para os games por conta de toda a temática da série, especialmente pela relação com os vampiros. Bloodlines abriu as portas para uma empreitada ainda maior, já que ela foi chamada para a equipe de desenvolvimento de Castlevania: Symphony of the Night . Convocada pelo diretor de arte Osamu Kasai e inspirada pelas incríveis e detalhadas artes conceituais de Ayami Kojima, Michiru Yamane pôde também aproveitar das capacidades tecnológicas avançadas dos games em CD da época para compor músicas complexas e com ainda mais qualidade sonora. Com o sucesso de Symphony of the Night , a compositora participou da maioria dos episódios que vieram depois, sejam eles os títulos de PlayStation 2, como Lament of Innocence e Curse of Darkness , ou os cartuchos portáteis de Game Boy Advance e Nintendo DS, como Aria of Sorrow , Portrait of Ruin e Order of Ecclesia . Em 2008, a compositora deixou a Konami para trabalhar como freelancer, tanto para ter mais liberdade para escolher em quais projetos trabalhar, mas também poder aproveitar melhor o tempo dela e até trabalhar de casa. Ela continua colaborando com a Konami e desde então já participou também de projetos como o game de luta Skullgirls e a moderna aventura retrô de Monster Boy and the Cursed Kingdom . Outro destaque é um certo retorno às origens com Bloodstained: Ritual of the Night , jogo indie desenvolvido exatamente por Koji Igarashi, game designer responsável por diversos títulos de Castlevania , especialmente Symphony of the Night e a consolidação da série como um misto de ação, aventura e RPG.
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