Mega Drive Mania 1
24 | MEGA DRIVE MANIA MDM#1 CASTLEVANIA BLOODLINES | ESPECIAL EL VIENTO | COMUNIDADE | ETERNOS RIVAIS | N a década de 1980, a fabricante Estrela era a maior referência em brinquedos no Brasil. A gigante, porém, não enxergava todas as possibilidades desse mercado, em especial a promissora combinação de tecnologia e entretenimento. Quem viu essa oportunidade foi Daniel Dazcal, engenheiro argentino que chegou no Brasil emmeados da década de 1970 sem imaginar que criaria a empresa de videogame mais respeitada do país. Daniel tinha cerca de 36 anos quando saiu da vice-presidência da Sharp do Brasil em 1987, empresa na qual trabalhou por 10 anos. Ele queria compreender melhor as possibilidades que a tecnologia poderia oferecer ao mercado brasileiro, mesmo sem ainda saber em qual área aplicar essa vontade – ele chegou até a investir em eletrodomésticos bem convencionais, como geladeiras. A busca de Daniel levou ao investidor Léo Kryss, que queria aplicar capital na área de tecnologia e que confiou ao engenheiro a missão de encontrar um caminho promissor e rentável. O engenheiro fez estudos e pesquisas de mercado, principalmente fora do Brasil, e enfim achou sua O INOVADOR ENGENHEIRO ARGENTINO QUE CRIOU A MAIS IMPORTANTE EMPRESA DE VIDEOGAMES DO BRASIL Daniel Dazcal pesquisou o mercado asiático e logo notou o sucesso que os videogames faziam por lá POR MARCIO PACHECO PILARES DA COMUNIDADE DANIEL DAZCAL Daniel Dazcal (centro), Stefano Arnhold (esquerda), Victor Blatt e Nelson Fontella (executivos da TecToy) resposta: o Brasil não vendia muito brinquedos eletrônicos. Com um investimento pesado dos irmãos Léo e Abe Kryss, Daniel criou a TecToy em 18 de setembro de 1987 para explorar o nicho ignorado pela Estrela. Responsável pelo gerenciamento da nova empresa, Daniel FOTO: REVISTA EXAME (EDIÇÃO 519, NOVEMBRO/92)
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=